Dia Mundial da Hepatite

Existem 300 milhões de pessoas com hepatite viral e que não sabem!

 

Hoje, dia 28 de Julho, celebra-se o Dia Mundial da Hepatite!


A hepatite é uma inflamação no fígado e pode ser causada por vários fatores, tais como lesões físicas, infeções bacterianas, interações medicamentosas e viroses. 

Atualmente, existem 5 vírus identificados (hepatite A, B, C, D e E) que causam infeção aguda no fígado, mas apenas os vírus das hepatites B e C podem resultar numa infeção crónica que aumenta o risco de evolução para cirrose, insuficiência hepática ou cancro.

A hepatite viral causa 1.34 milhões de mortes por ano! No entanto, existe cura para a Hepatite C e tratamento e vacina para a Hepatite B. 

Estima-se que existam 325 milhões de pessoas com hepatite viral em todo o mundo, sendo que cerca de 300 milhões vivem com hepatite B ou C sem saber, ou seja, 9 em cada 10 pessoas! 


O tema escolhido para a campanha do Dia Mundial da Hepatite de 2018 é “Eliminar a Hepatite”, sendo que a campanha tem o nome “Encontrar os milhões que faltam”. Este dia é uma ótima ocasião para a população ser alertada e para que os governos sejam consciencializados e tomem decisões com o objetivo de diagnosticar e eliminar a doença.


Em 2016, 194 governos adotaram a Estratégia Global da Organização Mundial de Saúde sobre Hepatite Viral, que incluiu o objetivo de eliminar as hepatites B e C até 2030, mas apenas uma minoria de países está no caminho certo para atingir esta meta. 

Sem um aumento maciço no diagnóstico de hepatites, as taxas de tratamento vão baixar, as taxas de infeção vão aumentar e a oportunidade de eliminar a hepatite viral até 2030 será perdida. 

Estamos num momento crítico! A menos que tomemos medidas agora, a hipótese de eliminar uma doença que pode resultar em cancro será perdida.


A ideia para este ano é que tanto indivíduos como organizações criem ações sob o tema “Eliminar a hepatite”, disseminem a mensagem e responsabilizem os governos para tomar medidas. Porque só assim, juntos, podemos eliminar a hepatite viral até 2030. 


Este dia serve para educar e inspirar a comunidade em geral a tomar medidas para apoiar os rastreios e o diagnóstico e para influenciar as políticas nacionais e encorajar as pessoas para descobrirem se têm, ou não, hepatite. 


Está a perguntar-se como é que se pode juntar a este movimento e ajudar a “Eliminar a Hepatite”?


A sua farmácia também pode ter um papel ativo neste dia!

Participe no Dia Mundial da Hepatite, ajude a disseminar esta campanha e indiretamente a diagnosticar mais casos desta doença. Desde organizar um pequeno evento formativo até partilhar materiais associados à hepatite, há muitas maneiras de participar neste dia. 


Pode fazer download de materiais como cartazes e imagens promocionais no website oficial do Dia Mundial da Hepatite: www.worldhepatitisalliance.org/world-hepatitis-day/campaign-materials/

 

Mantenha-se informado, mantenha-se EMFORMA!

Até já!

 

 

FONTES:

1.        http://www.hepb.org/what-is-hepatitis-b/the-abcs-of-viral-hepatitis/

2.        http://www.worldhepatitisalliance.org/world-hepatitis-day/world-hepatitis-day-2018

3.        http://www.worldhepatitisday.org/

4.        http://www.worldhepatitisalliance.org/world-hepatitis-day/get-involved

Ao continuar a navegar na página web, o utilizador está a concordar expressamente com a colocação de cookies no seu computador que permitem medir estatísticas de visitas e melhorar a qualidade dos conteúdos oferecidos. Clique aqui para mais informações.