Dia Mundial Dador de Sangue

Dia Mundial do Dador de Sangue

 

Já se questionou porque se celebra hoje o Dia Mundial do Dador de Sangue?

O dia 14 de junho é uma homenagem a Karl Landsteiner que nasceu neste dia. Karl Landsteiner foi um médico e biólogo muito importante na história pelo seu contributo na transfusão sanguínea, pela classificação dos grupos sanguíneos, sistema AB0, e por ter descoberto o fator RH. Não é de espantar que, em 1930, tenha ganho o Nobel de Fisiologia/Medicina. 


Mas… o que se celebra neste dia?

O Dia Mundial do Dador de Sangue tem como objetivo aumentar a consciencialização da população para a necessidade de doar sangue através de métodos seguros e agradecer a todos os dadores as suas dádivas, assim como reconhecer a sua importância e o seu contributo para salvar vidas e para melhorar a saúde e qualidade de vida de muitos doentes.


Vamos então recordar os tipos de sangue:

Os tipos de sangue são A, O, que são os mais comuns, AB e B, que são mais raros.

As pessoas com sangue do tipo O podem doar sangue a qualquer pessoa, mas só podem receber doações de pessoas com o mesmo tipo de sangue. Por outro lado, as pessoas do tipo AB podem receber sangue de qualquer pessoa, mas só podem doar a pessoas com o mesmo tipo sanguíneo. Já pessoas com sangue do tipo A podem doar apenas para outras do tipo A ou tipo AB, assim como as do tipo B só podem doar para B e AB. 

Além dos tipos de sangue, existe o fator RH, que determina se o tipo de sangue é positivo ou negativo e influencia na compatibilidade sanguínea. Assim, pessoas com sangue positivo podem receber de pessoas com qualquer RH, mas só podem doar a outras com sangue RH positivo. Enquanto que, se o sangue for RH negativo, podem doar a pessoas com sangue RH positivo ou negativo, mas só podem receber negativo. 

 

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), todos os anos, 92 milhões de pessoas dão sangue, sendo que 45% destes dadores têm menos de 25 anos e 40% são mulheres. A OMS quer expandir este universo de dadores, encorajando outras pessoas a tornarem-se dadores de sangue. 

O tema da campanha da OMS para o Dia Mundial do Dador de Sangue este ano é a doação de sangue como uma ação de solidariedade. O slogan utilizado é “Esteja presente para outra pessoa. Dê sangue. Compartilhe a vida!”, para chamar a atenção para os sistemas de doação voluntária, encorajando as pessoas a cuidarem umas das outras e gerando laços sociais e uma comunidade unida. 

A campanha tem como objetivo destacar histórias de pessoas cujas vidas foram salvas através da doação de sangue, de maneira a motivar doadores regulares a continuarem a fazê-lo e a motivar pessoas saudáveis ​​que nunca deram sangue para começarem a fazê-lo. 

A OMS tem também a intenção de promover a colaboração internacional e assegurar a disseminação e consenso mundial sobre os princípios da doação voluntária e não remunerada de sangue, ao mesmo tempo que aumenta a segurança e a disponibilidade. 

 

Sinta-se preparado na Farmácia para qualquer questão!

De seguida, respondemos a algumas perguntas frequentes que podem fazer na sua Farmácia sobre a doação de sangue.

- Quem pode ser dador de sangue?

Podem doar sangue todas as pessoas com bom estado de saúde, hábitos de vida saudáveis, peso igual ou superior a 50 kg e idade compreendida entre os 18 e os 65 anos. Para uma primeira dádiva, o limite de idade é 60 anos. 

- Com que frequência se pode doar sangue?

A doação de sangue pode ser feita de quatro em quatro meses pelas mulheres e de três em três meses pelos homens. 

- Qual a quantidade de sangue retirada ao dador?

Uma unidade tem 450 ml de sangue porque esse é o volume que se pode colher sem prejudicar o dador. 

 

No caso de algum utente lhe perguntar onde pode doar sangue, ajude-o, acedendo ao seguinte link: www.dador.pt/onde-dar

 

Até já!
Fique EMFORMA.

 


 

Dia Mundial do Dador de Sangue, Serviço Nacional de Saúde. Acedido a 28/05/2018 em www.sns.gov.pt/noticias/2017/06/14/dia-mundial-do-dador-de-sangue-2/

World Blood Donor Day, 14 june 2018, World Health Organization. Acedido a 28/05/2018 em www.who.int/campaigns/world-blood-donor-day/2018/event/en/

Onde dar sangue, Dador. Acedido a 28/05/2018 em www.dador.pt/onde-dar

Ser dador, Dador. Acedido a 30/05/2018 em http://www.dador.pt/ser-dador

Sangue | Doação, Serviço Nacional de Saúde http://sns24.gov.pt/noticias/2016/08/01/sangue-doacao/

Ao continuar a navegar na página web, o utilizador está a concordar expressamente com a colocação de cookies no seu computador que permitem medir estatísticas de visitas e melhorar a qualidade dos conteúdos oferecidos. Clique aqui para mais informações.