Doenças cardiovasculares


Mas afinal, o que são as doenças cardiovasculares? Neste artigo vamos esclarecer o que são as doenças cardiovasculares e quais os seus fatores de risco.


As doenças cardiovasculares afetam o sistema circulatório, ou seja, o coração e os vasos sanguíneos (artérias, veias e vasos capilares).

As doenças cardiovasculares (DCV) podem ser de vários tipos, sendo as mais preocupantes a doença das artérias coronárias e a doença das artérias do cérebro.

Quase todas as DCV são provocadas por aterosclerose, ou seja, pelo depósito de placas de gordura e cálcio no interior das artérias, o que vai dificultar a circulação sanguínea, podendo mesmo chegar a obstrui-la.  

Por um lado, quando a aterosclerose aparece nas artérias coronárias, pode causar sintomas e doenças como a angina de peito, ou provocar um enfarte do miocárdio. Por outro lado, quando se desenvolve nas artérias do cérebro, pode originar sintomas como, por exemplo, alterações de memória, tonturas ou causar um acidente vascular cerebral.


Sabia que o enfarte do miocárdio e o acidente vascular cerebral são das principais causas de morte em Portugal? A boa notícia é que esta situação pode ser alterada, uma vez que estas doenças podem ser prevenidas pela adoção de um estilo de vida saudável e vigilância médica regular.

 

Sabia que…

• As doenças cardiovasculares causam mais de metade de todas as mortes na região europeia?

• 17 milhões de pessoas no mundo morrem de doenças cardiovasculares?

• Embora os ataques cardíacos e os acidentes vasculares cerebrais sejam grandes causas de morte em todas as partes do mundo, 80% das mortes prematuras por essas causas poderiam ser evitadas pelo controlo dos principais fatores de risco. Sabe quais são esses fatores de risco?

 

Como podemos prevenir as doenças cardiovasculares? De seguida, iremos focar alguns fatores que influenciam as doenças cardiovasculares.

O controlo dos fatores de risco é a melhor forma de prevenir as doenças cardiovasculares.

Um fator de risco é uma condição que aumenta o risco cardiovascular, isto é, aumenta a probabilidade de sofrer uma doença cardiovascular. Os fatores de risco podem ser divididos em duas grandes categorias: fatores de risco modificáveis e fatores de risco não modificáveis.

Os fatores de risco não modificáveis incluem a idade, o sexo e a genética.

Os fatores de risco modificáveis incluem:

·         Diabetes: Diabetes é um importante fator de risco que desencadeia doença cardiovascular.

·         Colesterol elevado

·         Triglicéridos elevados

·         Hipertensão arterial

·    Excesso de peso e obesidade: Pessoas obesas são propensas a desenvolver doenças cardiovasculares e outros problemas de saúde. A globalização e a urbanização estão associadas à tendência de as populações consumirem dietas pouco saudáveis, com alto teor de calorias, gorduras saturadas, sal e açúcar, e se tornarem menos ativas fisicamente.

·   Hábito de fumar: Estima-se que o tabagismo cause cerca de 10% das doenças cardiovasculares em todo o mundo.

·       Abuso de bebidas alcoólicas:  Existe uma relação direta entre níveis altos de consumo de álcool e o aumento do risco de doenças cardiovasculares.

·       Sedentarismo: Fazer 150 minutos de atividade física moderada todas as semanas reduz o risco de doença cardíaca isquémica em aproximadamente 30%, e reduz também o risco de acidente vascular cerebral e hipertensão.

 

De salientar a importância da prevenção!

Transmita aos seus utentes que se devem concentrar na combinação de todos os fatores de risco para as doenças cardiovasculares.


Deixamos, por fim, 8 dicas que pode dar ao seu utente para manter o coração saudável:

·         Seja ativo!

·         Controle o nível de colesterol.

·         Coma melhor. Adote uma alimentação equilibrada!

·         Controle a sua pressão arterial.

·         Procure saber o seu Índice de Massa Corporal e veja se precisa de perder peso.

·         Deixe de fumar.

·         Evite o stress! O stress é prejudicial e está associado a doenças cardiovasculares.

 


Fique EMFORMA!

 


Sistema Nacional de Saúde, Instituto Nacional de Saúde – Doutor Ricardo Jorge, Sabe como prevenir? Doenças Cardiovasculares. Acedido em https://www.sns.gov.pt/wp-content/uploads/2016/03/DoencasCardiovasculares.pdf a 11/03/2019.

World Health Organization, Cardiovascular diseases. Acedido em http://www.euro.who.int/en/health-topics/noncommunicable-diseases/cardiovascular-diseases/cardiovascular-diseases2 a 1/03/2019.

World Health Organization, Cardiovascular diseases – Data and statistics. Acedido em http://www.euro.who.int/en/health-topics/noncommunicable-diseases/cardiovascular-diseases/data-and-statistics a 1/03/2019. 

Ao continuar a navegar na página web, o utilizador está a concordar expressamente com a colocação de cookies no seu computador que permitem medir estatísticas de visitas e melhorar a qualidade dos conteúdos oferecidos. Clique aqui para mais informações.