Dispositivo supervisão neuropatia diabética

Até agora os métodos utilizados para controlo da neuropatia diabética apresentavam várias limitações

 

A neuropatia diabética é uma das complicações tardias da Diabetes e resulta da degeneração multifatorial e multifocal dos nervos periféricos e autonómicos. A neuropatia provoca hiperestesia e hipostesia, havendo perda de sensibilidade à dor. 

Cerca de 50% das pessoas com diabetes tipo 2 têm neuropatia significativa e risco de ulceração de pé. 

Estas pessoas correm o risco de sofrer cortes ou outras feridas que podem não ser capazes de sentir!

A supervisão dos pés por parte dos diabéticos é um problema! Não existem opções baratas para fazer este controlo corretamente, sendo a utilização de espelhos a solução mais comum. No entanto, são de difícil utilização e as pessoas com neuropatia diabética sofrem também, muito frequentemente, de retinopatia, o que dificulta esta monitorização. 


Dois estudantes da Rice University, Houston, desenvolveram um dispositivo para auxiliar os diabéticos a detetar sinais precoces de infeção e ulceração que, se não forem rapidamente tratados, podem pôr em perigo a saúde e levar mesmo à amputação. 

Um dos alunos que criou este protótipo refere que "os médicos querem que a verificação dos pés se torne parte da rotina diária dos pacientes" e este dispositivo vai possibilitá-lo de uma forma eficaz e simples! 

O aluno acrescenta ainda que "a sua utilização é muito mais fácil do que um dispositivo manual, como um espelho, para pessoas que não são flexíveis o suficiente para olhar diretamente para os pés, devido à sua condição ou idade (…) a condição visual destes doentes é limitada, por isso não conseguem ver absolutamente nada de um espelho a 3 metros de distância." 

Este novo dispositivo tira fotografias de vários ângulos aos pés e reencaminha os materiais recolhidos para um website onde as imagens são recolhidas e podem ser analisadas pelos próprios doentes ou por médicos, que podem detetar com mais facilidade sinais de que algo está errado. 

O protótipo possui uma placa superior deslizante ajustável com separadores de dedos, câmaras, luzes e um espelho que permite uma verificação fácil e completa dos pés. Quando o pé está na posição, o paciente acede ao website e controla o aparelho, como a iluminação, tira as fotografias e transfere-as. 


Veja um breve vídeo sobre o dispositivo desenvolvido por estes estudantes da Rice University:

https://www.youtube.com/watch?v=RytluJqW-4E&feature=youtu.be 

 

Fique atento às próximas novidades.

Fique EMFORMA!

 

 

FONTES:

1.        Rice University: news.rice.edu/2018/03/29/device-for-patients-with-diabetes-puts-feet-first/

2.        Rice University Students Develop a Device to Help Diabetes Sufferers Inspect Their Feet, blog.hackster.io/rice-university-students-develop-a-device-to-help-diabetes-sufferers-inspect-their-feet-5f37183d85a7

3.        Rice University, Department of Mechanical Engineering: mech.rice.edu/diabetic-ulceration-detection

4.        APDP: Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal, Neuropatia.

Ao continuar a navegar na página web, o utilizador está a concordar expressamente com a colocação de cookies no seu computador que permitem medir estatísticas de visitas e melhorar a qualidade dos conteúdos oferecidos. Clique aqui para mais informações.