E health


Num mundo cada vez mais tecnológico e digital, também o setor da Saúde tem acompanhando as tendências! Já ouviu falar de e-health, mas não sabe exatamente do que se trata?

Este artigo foi desenvolvido para si. Venha descobrir o que é a e-health e para que serve!

 

E-health: O que é?

E-health envolve várias atividades e ferramentas que usam meios eletrónicos para fornecer dados, informações, recursos e serviços relacionados com a saúde. Ou seja, é a utilização de tecnologias de informação (TIC) e comunicação na área da Saúde.

O foco da e-health é melhorar a qualidade da informação em saúde, fortalecer os sistemas nacionais de saúde e garantir cuidados de saúde acessíveis e de alta qualidade para toda a população.

 

A e-health é importante?

Os países da União Europeia querem garantir, da melhor forma possível, que os sistemas nacionais de saúde satisfazem a procura de serviços de alta qualidade e estão prontamente disponíveis, apesar da grande limitação da redução dos orçamentos de saúde.

Portanto, existem alguns problemas e barreiras na área da Saúde e a tecnologia pode ser a solução!

Avanços recentes em tecnologia, melhorias no acesso às mesmas e a crescente aceitação de soluções de telessaúde, por exemplo, estão a oferecer novas e boas opções para a prestação de serviços de saúde. Desta maneira, muitos são os países que estão a investir na e-health como um meio para reformular os sistemas de saúde e para garantir um amplo acesso e equitativo aos cuidados de saúde.

 

Percebeu a definição, mas não sabe qual a utilização prática da e-health?

De seguida, apresentamos alguns exemplos bem comuns no nosso dia-a-dia:

·         Aceder a informações de saúde online ou através de dispositivos móveis;

·         Contactar com pacientes à distância;

·         Usar tecnologias para a saúde;

·         Usar as TIC para formar profissionais de saúde;

·         Emitir prescrições de forma eletrónica;

·         Marcar consultas médicas através da Internet;

·         Fortalecer e reformular os sistemas nacionais de informação em saúde;

·         Usar métodos analíticos avançados para monitorizar a saúde pública e o impacto de intervenções de políticas de saúde.

 

Reconheceu alguns dos exemplos da utilização prática da e-health?

 

Fique atento às próximas novidades que preparamos para si…

Fique EMFORMA!

 

 

E-health, World Health Organization. Acedido em http://www.euro.who.int/en/health-topics/Health-systems/e-health/e-health-readmore a 03-12-2018

 

Ao continuar a navegar na página web, o utilizador está a concordar expressamente com a colocação de cookies no seu computador que permitem medir estatísticas de visitas e melhorar a qualidade dos conteúdos oferecidos. Clique aqui para mais informações.