Ortodoncia


Um utente comentou consigo que não se sente confiante com o seu sorriso e que não gosta dos seus dentes? Sabe o que é a Ortodôncia?

Neste artigo vamos desvendar algumas curiosidades acerca da Ortodôncia e esclarecer algumas dúvidas que alguns utentes lhe podem perguntar…

 

- O que significa “Ortodôncia”?

A ortodôncia é a especialidade da Medicina Dentária que se dedica à prevenção e correção das más posições dos dentes e dos maxilares.

 

- Acho que os dentes do meu filho estão tortos. Em que idade se deve efetuar a primeira consulta de Ortodôncia?

Todas as crianças devem ter a sua primeira consulta com o seu médico dentista, por volta dos 6-7 anos de idade, após a erupção dos primeiros dentes definitivos, para avaliar a necessidade de tratamento.

 

- Não me sinto confiante com o meu sorriso porque não tenho os dentes alinhados. Os adultos também podem corrigir os dentes?

A resposta a esta questão é sim! Qualquer pessoa com problemas ortodônticos, pode beneficiar de um tratamento ortodôntico na idade adulta.

 

- Quais são os principais benefícios do tratamento ortodôntico?

Os principais benefícios do tratamento ortodôntico são:

·         Melhoria estética da face e do sorriso, com o consequente aumento da autoestima e facilidade de inserção social.

·         Correto alinhamento dos dentes, tornando possível uma melhor higiene dentária e diminuição do risco de cáries e problemas nas gengivas.

·         Boa função mastigatória, muscular e da articulação dos maxilares com benefícios em termos de saúde e bem-estar geral.

 

- Quais são as principais causas dos problemas ortodônticos?

As causas dos problemas ortodônticos podem ser hereditárias, ambientais (como por exemplo hábitos de chupar o dedo, respiração pela boca ou perda precoce de dentes de leite) ou uma combinação das duas.

 

- Quanto tempo demora o tratamento até ficar com os dentes direitinhos?

Geralmente, um tratamento demora, em média, 24 meses, podendo variar em função do tipo de deformação existente e da dificuldade do tratamento a efetuar.

 

- Os aparelhos ortodônticos causam dor?

Os aparelhos podem provocar algum desconforto, principalmente nas primeiras horas depois de serem colocados ou ajustados.

 

- Existem vários tipos de aparelhos ortodônticos?

Atualmente, existe uma grande variedade de aparelhos fixos e removíveis especialmente desenvolvidos para movimentar os dentes e os próprios maxilares para as posições desejadas.

 

- Os aparelhos fixos requerem cuidados especiais de higiene oral?

Os aparelhos fixos promovem a retenção de placa bacteriana, durante o tratamento. Por este mesmo motivo, os dentes deverão ser sempre escovados depois de todas as refeições, utilizando uma pasta fluoretada e uma escova ortodôntica.

 

- O meu filho joga futebol. Acha que ele pode continuar a praticar desportos com um aparelho ortodôntico fixo?

Claro que sim. No entanto, no caso de desportos com contacto físico (como por exemplo o rugby, o andebol e o judo), deverá ser utilizada uma proteção individualizada, de modo a evitar lesões dos tecidos moles.

 


Fique atento às próximas novidades…

Fique EMFORMA!

 

Folhetos educativos Ordem dos Médicos Dentistas – ORTODONTIA. Disponível em https://www.omd.pt/publico/folhetos/ data de consulta a 16/07/2019

Ao continuar a navegar na página web, o utilizador está a concordar expressamente com a colocação de cookies no seu computador que permitem medir estatísticas de visitas e melhorar a qualidade dos conteúdos oferecidos. Clique aqui para mais informações.