Nutrientes

Com um ritmo de vida cada vez mais acelerado, é difícil resistir ao desgaste provocado pelo stress, cansaço persistente ou até mesmo falta de concentração e memória.

Tudo isto são sintomas clássicos de um cérebro cansado que mais tarde, principalmente com o envelhecimento, se podem manifestar em doenças neurológicas graves.

 “Mais vale prevenir do que remediar”. Tal como transmite o ditado popular, a chave é a prevenção: a prática de exercício físico regular, manter-se mentalmente e socialmente ativo e a adoção de boas práticas alimentares, revelam-se excelentes na prevenção de várias doenças neurológicas.


São várias as vezes que os seus utentes se queixam destes problemas de stress e cansaço? Fique a conhecer seis nutrientes essenciais para a manutenção de um cérebro ativo e saudável.


1.       Ómega 3 

O ómega 3 é um ácido gordo que contribui de uma maneira impressionante para o bem-estar e para a saúde em geral. Além dos vários processos metabólicos a que está associado e da reconhecida prevenção dos níveis de colesterol, o ómega 3 é um nutriente notável, especialmente quando falamos de neurotransmissores essenciais como a adrenalina, serotonina e dopamina. Além disso, é reconhecido o seu papel benéfico em doenças degenerativas como o Alzheimer ou Parkinson. Uma grande fonte de ómega 3 é o salmão.


2.       Vitamina D 

A Vitamina D revela-se essencial para contrariar os efeitos do envelhecimento. Esta vitamina garante melhores desempenhos mentais e desportivos que são essenciais para “exercitar” o cérebro. Para além disto, também contribui para um sistema imunológico mais completo e ossos mais fortes! Pode encontrar a Vitamina D em alimentos laticínios ou cereais. 


3.       Ferro 

O ferro tem várias funções no corpo humano, sendo uma delas o revestimento das fibras nervosas, possibilitando uma melhor comunicação entre os vários neurotransmissores. O seu contributo torna-se ainda mais vital na prevenção de doenças degenerativas que se manifestam com o avançar da idade. Consegue encontrar o ferro em vários alimentos como o peixe, a fruta e os legumes.


4.       Vitamina B12 

Para quem se sente mentalmente fatigado, com constante falta de concentração e lapsos de memória, provavelmente não está a ingerir a quantidade certa de vitamina B12. Esta vitamina revela-se essencial para manter a capacidade cognitiva no topo do seu rendimento! A vitamina B12 encontra-se nas carnes brancas, no peixe e nos laticínios. 


5.       Magnésio 

O magnésio tem um papel importante nos principais processos metabólicos, assumindo-se como um nutriente essencial para o bem-estar físico e mental. É também importante na prevenção de doenças do foro psicológico e mental como a anorexia, a ansiedade ou as insónias. O magnésio encontra-se em praticamente todos os alimentos, com especial destaque para os legumes, o peixe e a fruta.


6.       Zinco

O zinco é um componente essencial no bem-estar! Além de contribuir ativamente para o sistema imunológico, promove também a formação de novos neurónios, em particular na zona do hipocampo, melhorando o seu humor! O zinco encontra-se em alimentos como a banana, os cereais e os legumes.


 

Aproveite estas dicas e aplique-as no seu dia-a-dia.

Aquando o aconselhamento farmacêutico, refira algumas vantagens e sugira uma alteração de alimentação ou suplementação, para que o seu utente mantenha um cérebro ativo e saudável!

 

Mantenha o cérebro dos seus utentes EMFORMA!

Ao continuar a navegar na página web, o utilizador está a concordar expressamente com a colocação de cookies no seu computador que permitem medir estatísticas de visitas e melhorar a qualidade dos conteúdos oferecidos. Clique aqui para mais informações.