Ter um cão é benéfico para a saúde!

É verdade, existem bons motivos para adotar um cão!


Vários são os estudos que suportam esta hipótese: Ter um cão é benéfico para a sua saúde. Mas como?

Ao que parece, ter um cão pode motivar a prática de atividade física, reduzir o stress e pode mesmo prolongar o tempo de vida!

 

Um estudo realizado ao longo de 12 anos concluiu que os cães podem ser benéficos na redução do risco cardiovascular, especialmente em pessoas que moram sozinhas, e na motivação para a prática de exercício físico do seu dono.

As doenças cardiovasculares são uma das principais causas de morte no mundo, tendo sido responsável por 45% das mortes na Europa em 2016.

A adoção de cães pode ser benéfica na redução de risco cardiovascular, uma vez que proporciona uma forma de interação não-humana de apoio a nível social e ao promover a prática de atividade física.

A adoção de um cão está associada à atenuação da sensação de solidão e isolamento social e melhora a perceção de bem-estar, especialmente em jovens solteiros e em pessoas idosas.


A adoção de um cão pode mesmo ter um impacto positivo na sua saúde e bem-estar. Não é espantoso?


Para além das vantagens a nível psicológico, uma meta-análise que incluiu onze estudos observacionais descobriu que donos de cães andam mais e são mais fisicamente ativos do que uma pessoa que não tenha um animal de estimação.

Dois estudos que avaliaram mudanças da atividade física de pessoas antes e depois da adoção de um cão, ou outro animal doméstico, concluíram que as caminhadas aumentam consideravelmente quando se tem um animal.

Um estudo recente demonstrou também que as pessoas que são donas de um cão têm tendência a manter o exercício físico ao longo de todo o ano, mesmo durante períodos de mau tempo.


Como pode ver, existem bons motivos para adotar um animal de estimação!

 

Até já! Fique EMFORMA!

 

 

Mubanga, Mwenya (2017) “Dog ownership and the risk of cardiovascular disease and death – a nationwide cohort study”, Nature - SCIENTIFIC REPORTS. Disponível em https://www.nature.com/articles/s41598-017-16118-6 data da consulta a 12/09/2018

Ao continuar a navegar na página web, o utilizador está a concordar expressamente com a colocação de cookies no seu computador que permitem medir estatísticas de visitas e melhorar a qualidade dos conteúdos oferecidos. Clique aqui para mais informações.