Alimentos anti-inflamatórios

O que é a inflamação?


Quando o organismo é exposto a fatores externos, como vírus, parasitas, bactérias e outros, o sistema imunitário desenvolve um processo inflamatório, de maneira a responder e destruir os agentes agressores.

A inflamação pode ser crónica ou aguda, dependendo da sua duração.

Vários estudos demonstram que a inflamação crónica é provavelmente a maior causa, a médio e longo prazo, do aparecimento de várias doenças graves, nomeadamente o cancro.

 

Como se manifesta o efeito anti-inflamatório dos alimentos?


Os “alimentos anti-inflamatórios” atuam no nosso organismo reduzindo a produção de elementos que estimulam a inflamação. Estes alimentos têm características que estimulam e fortalecem o sistema imunitário, aumentando assim a resistência a fatores externos invasivos.

 

Que alimentos têm este efeito?

– Vegetais de folha verde-escura com vitamina E, que é essencial para combater processos inflamatórios. Exemplos: brócolos, espinafres e couves.

– Peixes gordos com elevado teor de ácidos gordos essenciais, como o ómega 3, que favorecem a produção de neurotransmissores, importantes para a memória e o controlo do stress, reduzindo assim os processos inflamatórios. Exemplos: salmão, cavala, atum e sardinha.

– Azeite, uma gordura vegetal rica em polifenóis, substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias. Tem também ácido alfalinolénico (ALA), que ajuda no combate à inflamação.

– Frutos secos, uma fonte natural de ómega 3, fibra, cálcio e vitamina E, com uma elevada concentração de antioxidantes que ajudam o organismo a corrigir os danos causados pela inflamação. Exemplos: amêndoas, nozes, linhaça, chia e avelãs.

– Fruta, um alimento com baixo teor de gordura e de calorias e um elevado nível de antioxidantes.
               – A fruta vermelha tem um elevado poder anti-inflamatório graças às antocianinas (exemplos: framboesas, amoras, mirtilos, cerejas e romãs).

               – Os citrinos, graças ao seu alto teor de água, fornecem hidratação e eletrólitos para o organismo. (exemplos: laranjas, limões, tangerinas).

 

Em oposição, existem alimentos inflamatórios?


Os “alimentos inflamatórios” são aqueles que provocam inflamações no organismo. Devido a uma oxidação excessiva das células inflamatórias, causada por uma produção excessiva de radicais livres na região afetada, há uma degeneração mais rápida do tecido que está persistentemente inflamado. 

Exemplos:
– Comida pronta a aquecer ou a descongelar;
– Carnes processadas;
– Gorduras saturadas;
– Açúcares e hidratos de carbono refinados.

 

A alimentação tem um impacto direto na saúde.

Alerte os seus utentes para a adoção de uma dieta equilibrada!

 


Fique atento às novidades que temos para si…

Fique EMFORMA!

 

 

SANCHES Marlene, nutricionista, Existem alimentos anti-inflamatórios?, Rota da Saúde. Acedido a 21/05/2018 em https://rotasaude.lusiadas.pt/existem-alimentos-anti-inflamatorios/

Ao continuar a navegar na página web, o utilizador está a concordar expressamente com a colocação de cookies no seu computador que permitem medir estatísticas de visitas e melhorar a qualidade dos conteúdos oferecidos. Clique aqui para mais informações.