Teste de detecao de HIV

Farmácias Comunitárias dão "um passo em frente"


A Farmácia é um dos primeiros locais a que a população recorre quando tem um problema de Saúde menor. No entanto, a Farmácia é cada vez menos associada à “doença”, mas sim a “Saúde”!

Através da prestação de Serviços Farmacêuticos, os farmacêuticos conseguem impactar diretamente na qualidade de vida dos seus utentes.

Os Serviços Farmacêuticos consistem numa ação ou conjunto de ações organizadas numa Farmácia, prestados pelo Farmacêutico ou outro profissional de Saúde qualificado, que aplica os seus conhecimentos especializados com o objetivo de otimizar e melhorar os resultados de saúde dos seus utentes.

Serviços como a vacinação e administração de injetáveis, a determinação de parâmetros como a glicémia e o colesterol, a medição da pressão arterial e consultas de Nutrição não são novidade… E se lhe disséssemos que vai poder realizar testes rápidos de deteção do VIH e das Hepatites B e C nas Farmácias, sem ser necessário prescrição médica? Em breve será possível!

Invocando “a defesa do interesse público” e lembrando que a taxa de diagnóstico tardio de VIH/Sida em Portugal é das mais elevadas da Europa, o Ministério da Saúde autoriza, por despacho publicado hoje em Diário da República, a utilização de dispositivos destinados a estes testes rápidos nas Farmácias e também em laboratórios de patologia e de análises clínicas. A adesão dos estabelecimentos é voluntária.

Para além da acessibilidade das Farmácias, uma grande vantagem é que existe a garantia de que o farmacêutico ou outro profissional de Saúde irá comunicar adequadamente o resultado e encaminhar a pessoa para cuidados médicos.

Segundo Ana Paula Martins, Bastonária da Ordem dos Farmacêuticos, esta "é uma medida emblemática, um passo em frente. Estes testes serão efetuados em condições de privacidade, num gabinete, os resultados serão transmitidos ali e a ocasião será aproveitada para fornecer informação adicional".

 

Fique atento às próximas novidades que temos para si…

Fique EMFORMA!

Ao continuar a navegar na página web, o utilizador está a concordar expressamente com a colocação de cookies no seu computador que permitem medir estatísticas de visitas e melhorar a qualidade dos conteúdos oferecidos. Clique aqui para mais informações.