Noticia salgada

Consumo de sal em excesso é alarmante, em Portugal


Uma investigação levada a cabo por vários cientistas portugueses, com uma amostra de 1.500 indivíduos, divulgou que, em Portugal, 80% das mulheres e 91,5% dos homens com mais de 65 anos consomem sal em excesso.

Outra conclusão do estudo é que foi encontrada uma maior ingestão de sódio (sal) entre idosos "mais velhos, solteiros, com menor rendimento e peso abaixo do peso normal" e, por outro lado, uma maior ingestão de potássio foi encontrada nos idosos "casados e com maior rendimento".

A ingestão de sal recomendada pela Organização Mundial de Saúde é de "até cinco gramas por dia", no entanto, os valores máximos de sal identificados nos idosos em Portugal foram mais do triplo deste valor de referência!

Estes são dados preocupantes, especialmente quando o consumo excessivo de sal está associado a 2,3 milhões de mortes por ano, devido a doenças cardiovasculares, em todo o mundo.

Segundo a Sociedade Portuguesa de Hipertensão, se cada pessoa consumisse menos dois grãos de sal por dia, ocorreriam menos 11 mil casos de Acidente Vascular Cerebral por ano em Portugal.

A Farmácia é um dos locais mais procurados pelos portugueses para a resolução de problemas de Saúde menores. Desta maneira, o Farmacêutico encontra-se numa posição privilegiada para aconselhar hábitos de vida saudáveis e que terão um impacto direto na qualidade de vida da população.

 

Tenha um papel ativo na recomendação da diminuição de ingestão de sal. Comece hoje mesmo a melhorar a qualidade de vida dos seus utentes!

 

Fique atento às próximas novidades que temos para si…

Fique EMFORMA!

Ao continuar a navegar na página web, o utilizador está a concordar expressamente com a colocação de cookies no seu computador que permitem medir estatísticas de visitas e melhorar a qualidade dos conteúdos oferecidos. Clique aqui para mais informações.